Envelhecimento, um processo biológico natural

Posted quinta-feira março 26, 2015 by Recanto dos Avós

Envelhecimento, um processo biológico natural

O envelhecimento é um processo biológico natural que ocorre em função do tempo. Tem como característica fisiológica a diminuição da capacidade de produção, por uma alteração no conjunto das funções normais do organismo. Atingindo a longevidade e/ou, por alguma deficiência seja psíquica ou física, o idoso passa a depender de terceiros para suas atividades diárias. Envolvidos nas atividades do dia-a-dia o familiar sente a necessidade de oferecer qualidade de vida ao seu idoso. Vendo como alternativa, a internação em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPs), onde encontra atenção de uma equipe multiprofissional preparada para cuidar do seu ente querido.

Segundo o Ministério da Saúde atualmente, existem no Brasil cerca de 19 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que em 2025, o Brasil terá aproximadamente 32 milhões de pessoas com mais de sessenta anos de idade seremos o sexto maior país do mundo em população idosa. Em 1980 eram 10 idosos para cada 100 jovens, em 2050 serão 172 idosos para cada 100 jovens teremos nesta data 63 milhões de pessoas com idades acima de 60 anos.

Em 1º de outubro comemora-se o dia Nacional e Internacional do Idoso, data instituída mundialmente em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, no Brasil, pela Lei nº 11.433, de 2006.

Comments are closed.